16 LIÇÕES PARA O FISIOTERAPEUTA QUE LIDA COM DISFUNÇÕES DE ASSOALHO PÉLVICO (PARTE 8)

LIÇÃO 8: DEFEITOS DOS LEVANTADORES DO ÂNUS:  COMO REALIZAR A PALPAÇÃO DOS RAMOS PÚBICOS?

parte 8 site

 

A detecção de defeitos dos levantadores do ânus (LAD) atualmente não é uma rotina durante a assistência obstétrica ou o manejo de disfunções de assoalho pélvico. Apesar de imagens de ressonância magnética e de ultrassom serem métodos superiores para se avaliar LAD, o fisioterapeuta pode rastrear esses defeitos durante o exame clínico com palpação do assoalho pélvico conforme descrito na imagem e proposto por Lammers et al., 2013.

É possível detectar defeitos de levantadores do ânus (LAD) palpando-se a porção pubovisceral dos músculos levantadores do ânus. (a) O modelo de palpação representa na imagem, à direita, de um músculo intacto e, à esquerda, uma avulsão (PB: osso púbico, U: uretra, LH: hiato do levantador, PVM: músculo pubovisceral). (b) O músculo pubovisceral pode ser palpado colocando-se o dedo indicador no terço inferior da vaginal imediatamente lateral à uretra, e fazendo pressão contra o osso púbico. (c) No caso de haver avulsão muscular, o dedo indicador não encontrará resistência e irá deslizar lateralmente ao longo do ramo do púbis.

Fernanda Saltiel

Consultora Científica BEC

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>