PROGRAMA BECcomCIÊNCIA 2ª série

introdução

16 LIÇÕES PARA O FISIOTERAPEUTA QUE LIDA COM DISFUNÇÕES DE ASSOALHO PÉLVICO

Na segunda série do programa BECcomCIÊNCIA daremos continuidade ao tema Prolapsos de Órgãos Pélvicos (POP) (uma das disfunções de assoalho pélvico-DAP), que chega a atingir até 49,9% das mulheres ao longo da vida. Desta vez, apresentaremos informações interessantíssimas para a prática clínica do fisioterapeuta originadas de um dos artigos escritos por Kimberly Saunders. Dr. Saunders é fisioterapeuta especializada em Síndromes de Deficiência do Sistema de Movimento. Seu olhar terapêutico é focado na visão global do paciente/pessoa e busca ajudá-lo a compreender melhor o próprio corpo. É pós-doutora em Fisioterapia pela Universidade de Washington em Saint Louis, cuja tese estudou mulheres com hipermobilidade articular e sua relação com lesões da mulher atleta, exercícios durante a gravidez e prolapsos de órgãos pélvicos.

Sua experiência teórico-prática lhe permite acrescentar informações robustas à nossa prática clínica quando o assunto é lidar com mulheres, especialmente as fisicamente ativas, e aquelas sob risco de desenvolver ou que já apresentam POP.  Escreveu recentemente uma revisão narrativa intitulada: “Recent Advances in Understanding Pelvic-Floor Tissue of Women With and Without Pelvic Organ Prolapse: Considerations for Physical Therapists”  publicado ahead of print na revista Physical Therapy, (v.97, n.4, pp,455-463, 2017) a partir das informações de modelos teóricos e pesquisas mais recentes sobre as características teciduais de três componentes-chave para o suporte de órgãos pélvicos: musculo esquelético, ligamentos e parede vaginal. Vimos essas informações na 1ª série da BEComCIÊNCIA no estudo de DeLancey. Suas conclusões são uma ampla reflexão sobre as implicações dessas informações para a prática dos fisioterapeutas.

Assim, as informações serão apresentadas resgatando-se parte do embasamento teórico e, em seguida, as implicações para a prática clínica propriamente dita, totalizando 16 lições.

Então, se você é fisioterapeuta e lida com mulheres, você não pode perder também essa leitura!!!

Serão 16 lições. Cada uma delas será postada semanalmente, às sextas-feiras, a partir da sexta dia 20/10.

Fernanda Saltiel

Consultora Científica BEC

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>